
Um deleite para os olhos e para a mente.
Sejamos sinceros, neste filme a história é a última coisa que interessa. O destaque está na espectacularidade das imagens e dos cenários que a personagem principal percorre. Criado por Dave McKean, o mundo de Helena é ao mesmo tempo um pouco do Feiticeiro de Oz e da Alice no País das Maravilhas.
Uma base simples, mas cativante, serve de ponto de partida para uma viagem aos sonhos de Helena, uma menina, filha de dois artistas de circo, que só quer ter uma vida normal e não estar em permanente mudança de morada. Quando a sua mão tem um problema de saúde e é internada num hospital, Helena escapa à realidade criando um mundo alternativo na sua cabeça.
Fazia falta uma história destas nos dias que correm, um conto de fadas moderno que toca simultaneamente crianças e graúdos com uma acção simples mas cativante e, acima de tudo, diferente. Não há cá Narnias nem Harry Potters, este é um conto para um público especial que acredita num pouco de magia à séria, que sonha em grande. Eu senti-me realmente como uma criança deslumbrada com tudo o que de novo aparecia no ecrã. Não é, obviamente um filme muito complexo ou que exija muito de nós, mas, quanto a mim, isso é positivo porque nos envolve mais depressa num mundo que desconhecemos, mas que não estranhamos ou não percebemos. É um pouco a realidade que de vez em quando criamos em sonhos, quando a nossa mente está a divagar.
É uma oportunidade para sermos pequenos outra vez, de deixarmos de ver as coisas de uma forma tão pragmática e realista, para dar espaço à imaginação, para alargarmos um pouco os horizontes.
 A minha classificação é de 9/10Etiquetas: Criticas |
o filme realmente parece ser otimo... ainda naum o assisti, mas me interessei pelo criador. Do contrario que li site, naum eh dave mckean ele, este apenas dirige. O verdadeiro criador eh o mestre neil gaiman... autor de grandes obras como: sandman, e livros da magia.